Debate

A novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos?

Publicado em 24/10/2017 às 13:07
A novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos?

A nossa enquete ferveu. Afinal, a novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos? O ministro do STF Alexandre de Moraes disse que sim (confira a declaração do ministro aqui). Muitas pessoas concordaram. Alguns disseram que a novela só mostrou a verdade, que seria a seguinte: nos dias de hoje, os criminosos se dão bem e o cidadão de bem vive em sofrimento. Na nossa visão, não é essa a realidade.

A vida de quem escolhe o caminho do crime não é nada fácil e o resultado é sempre muito negativo em várias esferas, desde a material até a que se poderia chamar de emocional e espiritual. A mídia não é neutra e tem grande responsabilidade ao mostrar na ficção a vida de criminosos. A glamourização estimula o crime, pois há a tendência de algumas pessoas imitarem comportamentos a que já estão predispostos. É o caso do suicídio. Na nossa visão, a mídia tem a responsabilidade de mostrar as agruras e o sofrimento pelos quais passam os criminosos quando tratar desse tema.

Vamos debater?

Roger Ferreira

Deixe sua Opinião

Leia também

Declaração Conjunta sobre o Impacto da Violência no Entretenimento nas Crianças

Publicado em 20/08/2025 às 14:01
Declaração Conjunta sobre o Impacto da Violência no Entretenimento nas Crianças

Cúpula de Saúde Pública do Congresso, 26 de julho de 2000 Nós, abaixo assinados, representamos a comunidade de saúde pública. Assim como em qualquer comunidade, existe uma diversidade de pontos de vista – mas, em muitos temas, também há consenso. Embora fora da comunidade de saúde pública possam existir diferentes opiniões sobre a importância e […]

Leia mais

(Síntese do artigo) SPSSI Research Summary on Media Violence

Publicado em 01/08/2025 às 09:00
(Síntese do artigo) SPSSI Research Summary on Media Violence

Uma análise robusta e consensual dos efeitos da violência na mídia com base em décadas de pesquisa empírica

Leia mais

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.