Cúpula de Saúde Pública do Congresso, 26 de julho de 2000 Nós, abaixo assinados, representamos a comunidade de saúde pública. Assim como em qualquer comunidade, existe uma diversidade de pontos de vista – mas, em muitos temas, também há consenso. Embora fora da comunidade de saúde pública possam existir diferentes opiniões sobre a importância e […]
Leia maisDebate
O consumo de notícias pelo WhatsApp e seus riscos
Publicado em 13/12/2019 às 16:17
Uma pesquisa de Novembro de 2019, desenvolvida pelo DataSenado, aponta que o principal canal de comunicação utilizado pelos participantes é, hoje em dia, o WhatsApp, com 79% de uso.
E em que isso nos afeta?
O canal de mensagens instantâneas, rápido e prático, está nas mãos de quase todas as pessoas. Sem restrições, pode ser um veículo pelo qual são entregues todo tipo de conteúdo, sejam eles positivos, negativos, fake news ou temas violentos.
Outros meios de comunicação citados na pesquisa, como televisão e sites de notícias, mesmo com manchetes, chamadas e notícias negativas, ainda passam por filtros de publicação e crivo sobre violação de políticas de uso.
Mas e o WhatsApp, quem controla? Ninguém!
Cabe a nós verificarmos e barrarmos materiais sem fontes confiáveis, não propagarmos vídeos, fotos e áudios com temas violentos, falsos ou que possam denegrir a imagem de alguém.
Se esse é um dos nossos principais canais para conhecimento, trabalho e entretenimento, que sejamos parte do exército da “Não-violência”.
Atuamos por mais #PazNaMídia
Izabel Hiar
Deixe sua Opinião
Leia também
Declaração Conjunta sobre o Impacto da Violência no Entretenimento nas Crianças
Publicado em 20/08/2025 às 14:01
(Síntese do artigo) SPSSI Research Summary on Media Violence
Publicado em 01/08/2025 às 09:00
Uma análise robusta e consensual dos efeitos da violência na mídia com base em décadas de pesquisa empírica
Leia mais