Debate

Por uma cota de notícias positivas na mídia

Publicado em 24/04/2021 às 21:48
Por uma cota de notícias positivas na mídia

O movimento Paz na Mídia lançou neste sábado (24) uma campanha para o estabelecimento de uma cota de notícias positivas nos meios de comunicação. A proposta foi publicada no site do Senado como ideia legislativa. Para que seja discutida pelos senadores e possa se tornar uma lei, ela precisa de 20 mil apoios.

A motivação para propor essa ideia surgiu a partir dos estudos que o Paz na Mídia faz desde 2013 até os dias de hoje sobre os sentimentos das notícias veiculadas. A constatação é de que mais de 70% do tempo dos principais telejornais brasileiros foi dedicado a conteúdos negativos e violentos. O problema é que isso não reflete a realidade do mundo. Nos últimos 200 anos, evoluímos demais: a extrema pobreza diminuiu, a educação básica chega a mais pessoas, a expectativa de vida aumentou e a mortalidade infantil diminui.

E pior: ao exagerar nas notícias negativas e violentas, a mídia estimula comportamentos agressivos. Centenas de estudos provam que a exposição a conteúdos violentos gera violência (http://bit.ly/estudospnm). E o excesso de negatividade também causa problemas mentais e até mesmo sociais e políticos. O vídeo explica como isso acontece.

Assista:

Apoie o estabelecimento de uma cota de notícias positivas: http://bit.ly/cotadenoticiaspositivas.

Deixe sua Opinião

Leia também

(Artigo) Efeitos da exposição à mídia violenta: uma revisão da sistemática da literatura (2012-2022)

Publicado em 02/08/2024 às 20:31
(Artigo) Efeitos da exposição à mídia violenta: uma revisão da sistemática da literatura (2012-2022)

Apesar de apresentar diferentes níveis de robustez, esta literatura demonstra que a exposição ao conteúdo violento tem diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre os jovens.

Leia mais

Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

Publicado em 01/08/2023 às 20:32
Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

O Paz na Mídia em parceria a empresa monitoradora de mídia Boxnet e oito analistas do Laboratório de Psicologia de Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou 25 programas de telejornalismo de 5 TVs abertas (Globo, Record, Band, SBT e Rede TV. No total foram monitoradas 233 horas e 10 minutos no período entre entre 22 e 28 de maio de 2023.

Leia mais

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.