Debate

Violência na TV e comportamento agressivo

Publicado em 18/07/2017 às 12:22
Violência na TV e comportamento agressivo

Drauzio Varella: “Apesar do consenso existente entre os especialistas de que há muito está caracterizada a relação de causa e efeito entre a violência exibida pelos meios de comunicação de massa e a futura prática de atos violentos pelos espectadores, o tema costuma ser abordado com superficialidade irresponsável pela mídia, como se essa associação ainda não estivesse claramente estabelecida.”

Como afirma Drauzio, a indústria e a mídia demoraram décadas para reconhecer os efeitos nocivos do cigarro. E agora há o mesmo silêncio entre a relação de causa e efeito entre conteúdos violentos na mídia e atos violentos. Esse é um debate de interesse público que precisa acontecer.

Vamos debater?

Roger Ferreira


Confira o artigo na íntegra: https://drauziovarella.com.br/drauzio/violencia-na-tv-e-comportamento-agressivo/

Deixe sua Opinião

Leia também

Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

Publicado em 01/08/2023 às 20:32
Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

O Paz na Mídia em parceria a empresa monitoradora de mídia Boxnet e oito analistas do Laboratório de Psicologia de Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou 25 programas de telejornalismo de 5 TVs abertas (Globo, Record, Band, SBT e Rede TV. No total foram monitoradas 233 horas e 10 minutos no período entre entre 22 e 28 de maio de 2023.

Leia mais

Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

Publicado em 06/02/2023 às 19:36
Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

O Projeto “Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência” foi realizado por cinco pesquisadores que promoveram a revisão sistemática da bibliografia acadêmica internacional produzida sobre o tema nos últimos dez anos, cobrindo 4.416 artigos. A literatura traz evidências de que a exposição ao conteúdo violento traz diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre […]

Leia mais

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.