Agosto 2022

  • Violentos (%) 30
  • Negativos (%) 27
  • Positivos (%) 20
  • Neutros (%) 23

O Paz na Mídia analisou 2.951 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de agosto de 2022 e constatou que 27% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (23h56′). A violência foi mostrada em 30% do tempo (26h34′). Já assuntos positivos ocuparam 20% do tempo (18h19′). Assuntos violentos e negativos somaram 57% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 40% (19h53′) como negativo reflexivo e 8% (4h03′) como negativo tóxico, 45% (22h50′) como violento tóxico e 7% (3h43′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 23
  • Positivos (%) 30
  • Neutros (%) 21

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 30
  • Positivos (%) 23
  • Neutros (%) 29

TV Globo

  • Violentos (%) 47
  • Negativos (%) 26
  • Positivos (%) 11
  • Neutros (%) 16

TV Record

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 15
  • Neutros (%) 28

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Abril 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 15

2.474 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em abril de 2024, e 68% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Março 2024

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 17

3.075 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em março de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.