Dezembro 2021

  • Violentos (%) 15
  • Negativos (%) 51
  • Positivos (%) 25
  • Neutros (%) 9

Foram analisadas 2.883 matérias, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de dezembro de 2021, e constatou-se que 66% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos. Muita coisa boa aconteceu no mês de dezembro: com o enfraquecimento da pandemia, o comércio ficou aquecido, os países começaram a vacinar crianças, para os adultos, o intervalo entre as doses ficou menor, os civis fizeram uma viagem espacial pela primeira vez e muito mais! Mas mesmo assim tivemos mais de 50 horas dedicadas a conteúdos negativos e violentos. E dessas mais de 11 horas foram dedicadas a pautas violentas, como tiroteios, sequestros, roubos, assaltos e golpes.

É claro que é preciso estar informado, mas a exploração das tragédias em nome apenas da audiência não traz nenhum benefício às pessoas. Na subcategoria “conteúdo violento reflexivo”, dessas mais de 11 horas de violência, apenas 25 minutos se enquadram nele. Como o caso da Polícia investiga morte de mulher após procedimento estético no RJ, que traz um sério alerta sobre a necessidade de fazer esse tipo de serviço com profissionais qualificados.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 15
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 32
  • Neutros (%) 10

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 4
  • Negativos (%) 61
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 11

TV Globo

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 51
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 7

TV Record

  • Violentos (%) 25
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 20
  • Neutros (%) 8

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Abril 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 15

2.474 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em abril de 2024, e 68% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Março 2024

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 17

3.075 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em março de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.