Dezembro 2022

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 33
  • Neutros (%) 21

O Paz na Mídia analisou 2.381 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de dezembro de 2022 e constatou que 28% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (23h45′). A violência foi mostrada em 18% do tempo (14h48′). Já assuntos positivos ocuparam 33% do tempo (28h03′). Assuntos violentos e negativos somaram 46% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 50% (19h23′) como negativo reflexivo e 12% (4h21′) como negativo tóxico, 34% (13h09′) como violento tóxico e 4% (1h38′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 12
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 45
  • Neutros (%) 21

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 8
  • Negativos (%) 29
  • Positivos (%) 35
  • Neutros (%) 28

TV Globo

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 34
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 13

TV Record

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 30
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 21

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Outubro 2023

  • Violentos (%) 53
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 11

2.509 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de outubro de 2023, e constatamos que 75% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Setembro 2023

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 46
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 12

2.672 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2023, e constatamos que 66% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.