Janeiro 2023

  • Violentos (%) 35
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 28
  • Neutros (%) 9

O Paz na Mídia analisou 2.581 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de janeiro de 2023 e constatou que 28% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (24h04′). A violência foi mostrada em 35% do tempo (29h30′). Já assuntos positivos ocuparam 28% do tempo (23h38′). Assuntos violentos e negativos somaram 63% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 35% (18h46′) como negativo reflexivo e 10% (5h18′) como negativo tóxico, 50% (26h53′) como violento tóxico e 5% (2h37′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 24
  • Positivos (%) 42
  • Neutros (%) 7

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 37
  • Negativos (%) 27
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 10

TV Globo

  • Violentos (%) 40
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 11

TV Record

  • Violentos (%) 37
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 7

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Outubro 2023

  • Violentos (%) 53
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 11

2.509 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de outubro de 2023, e constatamos que 75% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Setembro 2023

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 46
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 12

2.672 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2023, e constatamos que 66% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.