Junho 2025

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 16

O Paz na Mídia analisou 2.006 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de junho de 2025 e constatou que 47% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (31h58′). A violência foi mostrada em 29% do tempo (19h56′). Já assuntos positivos ocuparam 8% do tempo (5h07′). Assuntos violentos e negativos somaram 76% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 20% (10h34′) como negativo reflexivo e 41% (21h23′) como negativo tóxico, 20% (10h13′) como violento tóxico e 19% (9h45′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 30
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 16

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 45
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 22

TV Globo

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 44
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 20

TV Record

  • Violentos (%) 35
  • Negativos (%) 50
  • Positivos (%) 9
  • Neutros (%) 6

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2025

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 54
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 12

2.389 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2025, e 80% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2025

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 51
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 13

2.380 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2025, e 80% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.