Maio 2024

  • Violentos (%) 13
  • Negativos (%) 57
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 18

O Paz na Mídia analisou 2.571 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de maio de 2024 e constatou que 57% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (46h44′). A violência foi mostrada em 13% do tempo (10h41′). Já assuntos positivos ocuparam 15% do tempo (12h39′). Assuntos violentos e negativos somaram 70% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 13% (7h25′) como negativo reflexivo e 68% (39h18′) como negativo tóxico, 13% (7h08′) como violento tóxico e 6% (3h34′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 13
  • Negativos (%) 56
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 9

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 5
  • Negativos (%) 64
  • Positivos (%) 12
  • Neutros (%) 16

TV Globo

  • Violentos (%) 15
  • Negativos (%) 63
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 8

TV Record

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 45
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 12

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Julho 2024

  • Violentos (%) 22
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 12
  • Neutros (%) 31

2.405 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em julho de 2024, e 57% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Junho 2024

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 42
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 21

2.423 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em junho de 2024, e 62% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.