Março 2025

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 44
  • Positivos (%) 12
  • Neutros (%) 17

O Paz na Mídia analisou 2.382 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de março de 2025 e constatou que 44% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (33h56′). A violência foi mostrada em 27% do tempo (20h43′). Já assuntos positivos ocuparam 12% do tempo (9h25′). Assuntos violentos e negativos somaram 71% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 22% (11h55′) como negativo reflexivo e 40% (22h00′) como negativo tóxico, 27% (14h55′) como violento tóxico e 11% (5h47′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 24
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 16
  • Neutros (%) 13

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 18
  • Neutros (%) 17

TV Globo

  • Violentos (%) 30
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 6
  • Neutros (%) 29

TV Record

  • Violentos (%) 35
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 10

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2025

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 54
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 12

2.389 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2025, e 80% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2025

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 51
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 13

2.380 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2025, e 80% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.