Novembro 2022

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 29
  • Neutros (%) 21

Analisamos 2.358 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de novembro de 2022 e constatamos que metade do tempo, 25 horas e 6 minutos, foi dedicada a assuntos negativos e violentos. Sim, é muita coisa! Mas é possível dizer que nesse mês houve um equilíbrio, já que a outra metade do mês foi dedicada a assuntos positivos e neutros.

O início da Copa do Mundo certamente contribuiu para isso. A reação ao resultado das eleições brasileiras também. Do lado positivo, contabilizamos muitas matérias repercutindo o clima de Copa no País, os países parabenizando o presidente eleito, o tempo destinado a reportagens sobre a COP27 no Egito, onde líderes discutiram modelo de economia e produção sustentáveis.

Do lado negativo, colocamos as notícias sobre as pessoas que não aceitaram os resultados das eleições e promoveram o fechamento de diversas estradas e rodovias no país, gerando desabastecimento em algumas regiões, por exemplo. É claro que isso deveria ser noticiado, mas será que precisaria ser na intensidade e frequência que foi?

O objetivo do Índice de Violência na Mídia (IVM) é nos fazer refletir sobre como a mídia nos mostra a realidade e como isso pode interferir nas nossas emoções e na construção de um mundo melhor.

Resultados completos: constatou-se que 32% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (25h06′). A violência foi mostrada em 18% do tempo (14h11′). Já assuntos positivos ocuparam 29% do tempo (22h41′). Assuntos violentos e negativos somaram 50% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 52% (20h31′) como negativo reflexivo e 12% (4h35′) como negativo tóxico, 32% (12h39′) como violento tóxico e 4% (1h32′) como violento reflexivo.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 13
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 37
  • Neutros (%) 22

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 7
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 35
  • Neutros (%) 30

TV Globo

  • Violentos (%) 31
  • Negativos (%) 39
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 13

TV Record

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 33
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 20

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Outubro 2023

  • Violentos (%) 53
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 11

2.509 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de outubro de 2023, e constatamos que 75% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Setembro 2023

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 46
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 12

2.672 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2023, e constatamos que 66% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.