Novembro 2024

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 15
  • Neutros (%) 25

O Paz na Mídia analisou 2.237 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de novembro de 2024 e constatou que 37% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (27h36′). A violência foi mostrada em 23% do tempo (17h44′). Já assuntos positivos ocuparam 15% do tempo (11h05′). Assuntos violentos e negativos somaram 60% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 26% (11h49′) como negativo reflexivo e 35% (15h46′) como negativo tóxico, 32% (14h32′) como violento tóxico e 7% (3h11′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 24
  • Negativos (%) 39
  • Positivos (%) 16
  • Neutros (%) 21

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 15
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 34

TV Globo

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 34
  • Positivos (%) 13
  • Neutros (%) 25

TV Record

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 15
  • Neutros (%) 22

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Dezembro 2024

  • Violentos (%) 25
  • Negativos (%) 45
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 11

2.381 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em dezembro de 2024, e 70% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Outubro 2024

  • Violentos (%) 24
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 30

2.372 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em outubro de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.