Novembro de 2019

  • Violentos (%) 24
  • Negativos (%) 44
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 8

Os quatro principais telejornais nacionais (Jornal Nacional, Jornal do SBT, Jornal da Band e Jornal da Record) mostraram aos brasileiros 42,6 minutos de cenas de violência, em média, a cada dia, no período entre 01 de novembro de 2019 e 30 de novembro de 2019. Isso correspondeu a 24% da duração dos telejornais. E mais 78 minutos foram dedicados a temas negativos, em média, a cada dia, correspondendo a 44% do total dos noticiários. Somados, os conteúdos violentos e negativos representam três vezes o tempo dedicado a assuntos positivos (41,5 minutos, com 24% de participação). Foram analisadas 2.161 matérias.

Esse quadro é grave na medida em que há fortes indicativos de que existe relação de causa e efeito entre a violência exibida na mídia e a prática futura de atos violentos por espectadores. Da mesma forma, a abordagem dos problemas pela mídia tem, muitas vezes, o objetivo de despertar sensações negativas – em vez de estimular a busca de soluções. O acúmulo dessas sensações ajuda a construir uma sociedade amedrontada, tensa e doentia.

Não houve, em novembro, uma ocorrência policial que catalisou a atenção da mídia. A cada dia os noticiários mostraram ocorrências isoladas de crimes num volume alto. Esse comportamento mostra, de forma geral, que a intenção dos telejornais não é discutir o problema da criminalidade. Note-se que nenhuma matéria afirmou que o número de homicídios do Brasil está em forte queda (da ordem de 20% em 2019). Percebe-se que a intenção foi explorar o fato de que as pessoas têm a atenção despertada para fatos negativos para causar sensação e conquistar participação maior na audiência.

Infelizmente, as matérias positivas sobre a realidade representaram menos de um quatro do tempo dos telejornais. Se alguém baseasse a sua experiência de vida apenas pelo que viu nos telejornais em novembro teria motivos para deprimir-se.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 22
  • Negativos (%) 39
  • Positivos (%) 29
  • Neutros (%) 10

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 19
  • Negativos (%) 44
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 13

TV Globo

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 53
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 4

TV Record

  • Violentos (%) 41
  • Negativos (%) 38
  • Positivos (%) 15
  • Neutros (%) 6

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Outubro 2023

  • Violentos (%) 53
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 11

2.509 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de outubro de 2023, e constatamos que 75% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Setembro 2023

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 46
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 12

2.672 matérias analisadas, veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2023, e constatamos que 66% do tempo foi dedicado a assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.