Setembro 2025

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 54
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 12

O Paz na Mídia analisou 2.389 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2025 e constatou que 54% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (44h18′). A violência foi mostrada em 26% do tempo (21h15′). Já assuntos positivos ocuparam 8% do tempo (7h03′). Assuntos violentos e negativos somaram 80% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 26% (16h52′) como negativo reflexivo e 42% (27h25′) como negativo tóxico, 26% (17h21′) como violento tóxico e 6% (4h10′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 54
  • Positivos (%) 9
  • Neutros (%) 11

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 19
  • Negativos (%) 49
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 18

TV Globo

  • Violentos (%) 30
  • Negativos (%) 47
  • Positivos (%) 8
  • Neutros (%) 15

TV Record

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 62
  • Positivos (%) 6
  • Neutros (%) 5

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Agosto 2025

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 51
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 13

2.380 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2025, e 80% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Julho 2025

  • Violentos (%) 21
  • Negativos (%) 58
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 14

2.402 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em julho de 2025, e 79% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.