Fevereiro 2023

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 28
  • Neutros (%) 8

O Paz na Mídia analisou 2.381 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de fevereiro de 2023 e constatou que 37% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (28h00′). A violência foi mostrada em 27% do tempo (20h50′). Já assuntos positivos ocuparam 28% do tempo (21h19′). Assuntos violentos e negativos somaram 64% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 42% (20h48′) como negativo reflexivo e 15% (7h14′) como negativo tóxico, 35% (17h05′) como violento tóxico e 8% (3h45′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 21
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 36
  • Neutros (%) 7

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 21
  • Negativos (%) 33
  • Positivos (%) 35
  • Neutros (%) 11

TV Globo

  • Violentos (%) 32
  • Negativos (%) 39
  • Positivos (%) 20
  • Neutros (%) 9

TV Record

  • Violentos (%) 35
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 21
  • Neutros (%) 7

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Abril 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 15

2.474 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em abril de 2024, e 68% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Março 2024

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 17

3.075 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em março de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.