Julho 2023

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 38
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 13

O Paz na Mídia analisou 2.601 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de julho de 2023 e constatou que 38% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (31h08′). A violência foi mostrada em 23% do tempo (19h04′). Já assuntos positivos ocuparam 26% do tempo (21h37′). Assuntos violentos e negativos somaram 61% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 35% (17h40′) como negativo reflexivo e 27% (13h30′) como negativo tóxico, 33% (16h50′) como violento tóxico e 5% (2h22′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 37
  • Neutros (%) 10

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 22

TV Globo

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 20
  • Neutros (%) 9

TV Record

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 12

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Abril 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 15

2.474 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em abril de 2024, e 68% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Março 2024

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 17

3.075 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em março de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.