Março 2023

  • Violentos (%) 31
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 8

O Paz na Mídia analisou 3.069 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de março de 2023 e constatou que 35% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (30h54′). A violência foi mostrada em 31% do tempo (26h48′). Já assuntos positivos ocuparam 26% do tempo (22h35′). Assuntos violentos e negativos somaram 66% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 46% (25h39′) como negativo reflexivo e 10% (5h14′) como negativo tóxico, 41% (22h50′) como violento tóxico e 3% (1h45′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 22
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 40
  • Neutros (%) 6

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 19
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 31
  • Neutros (%) 10

TV Globo

  • Violentos (%) 37
  • Negativos (%) 38
  • Positivos (%) 15
  • Neutros (%) 10

TV Record

  • Violentos (%) 43
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 8

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Abril 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 17
  • Neutros (%) 15

2.474 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em abril de 2024, e 68% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Março 2024

  • Violentos (%) 29
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 19
  • Neutros (%) 17

3.075 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em março de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.