Debate

Quinze aspectos positivos do distanciamento físico

Publicado em 21/05/2020 às 11:39
Quinze aspectos positivos do distanciamento físico

É evidente que a pandemia do Covid-19 é um grave problema de saúde e deve ser encarado com seriedade. Dentre as medidas necessárias está o distanciamento físico para desacelerar o contágio e evitar o colapso dos serviços de saúde. Mas há evidente exagero na quantidade e contundência das matérias negativas sobre o assunto (como mostra o Índice de Violência na Mídia de março e abril). A mídia sabe que disseminar o medo vende e dá audiência. Traz até mesmo o prestígio de mostrar preocupação com a vida. Mas o medo exagerado traz graves consequências para a sociedade e para a saúde das pessoas.

Como tudo na vida, o distanciamento físico tem aspectos bons e ruins. O planeta vive uma oportunidade única de cada pessoa se recolher ao seu núcleo familiar e buscar novas formas de trabalho e interação com o exterior. Listamos abaixo 15 aspectos positivos que raramente tem presença na mídia.

1. A revalorização da família 👪

A quarentena propicia períodos de convivência inéditos para muitas famílias. Pais podem acompanhar questões dos filhos e cônjuges podem interagir mais. Surgem oportunidades de tratar dos relacionamentos mais importantes: os da família.

2. A reinvenção da educação 🧑‍🎓

Escolas e pais fizeram parcerias para manter o aprendizado. Com o apoio de tecnologias digitais, pais passaram a exercer atividades educadoras com a supervisão dos professores. A participação dos pais torna o aprendizado mais efetivo, como mostram pesquisas. Depois dessa rica experiência a vida escolar não será a mesma. Pais vão respeitar mais os professores, e os professores vão poder contar com a retaguarda dos pais para fortalecer a educação.

3. A reinvenção do trabalho 👩‍💻

Empresas e profissionais descobrem que o trabalho à distância não é apenas viável, mas também traz inúmeras vantagens. As pessoas deixam de passar horas nos deslocamentos e podem usar esse tempo em atividades produtivas ou com a família, ganhando qualidade de vida. Dessa forma, ficam mais felizes, e isso influencia a qualidade do trabalho. O trabalho à distância permite às empresas reduzir custos com estrutura física e gastos com transporte, entre outras vantagens.

4. Tempo para hobby ou estudo 🧘

O distanciamento social e as tecnologias digitais permitem às pessoas realizar atividades que eram negligenciadas por falta de tempo. Como fazer um curso de línguas, de gastronomia ou arte, ou dedicar-se a um hobby ou estudo, qualquer coisa que as pessoas tenham alegria em fazer. A internet encheu-se de opções de cursos e atividades gratuitos, ou com preços acessíveis, nas mais variadas áreas.

5. Alívio no trânsito e no transporte público 🚍

Com menos deslocamentos, o número de automóveis em circulação caiu 50%. O número de acidentes caiu até 80%. A queda de demanda por transporte público chegou a 83% no metrô, 76% na CPTM e mais de 80% nos ônibus municipais, acabando com as superlotações.

6. Redução da poluição 🌎

Imagens de satélite mostram redução de cerca de 50% dos poluentes sobre regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na Itália, peixes passaram a ser vistos nos canais de Veneza. No norte da Índia pessoas nas cidades voltaram a ver a cordilheira do Himalaia – o que não ocorria desde a Segunda Guerra Mundial. Em todo o mundo constata-se melhorias na fauna e na qualidade do ar.

7. Fortalecimento do e-commerce, do delivery e da prestação de serviços à distância 🏍️

Com criatividade, as empresas se reinventaram para continuar atendendo os clientes. Dessa forma, tornaram-se mais flexíveis e produtivas.

8. A oferta de bons conteúdos na internet 💻

O ambiente digital passou a disseminar as mais variadas lives e conteúdos: shows, cursos, eventos, aulas de atividades físicas etc.

9. Fortalecimento da conexão digital 🌐

Empresas, pessoas e causas se esforçaram para ter presença na internet para ter qualidade de vida na circunstância do distanciamento social. Essa conexão traz inúmeras possibilidades positivas para cada indivíduo e para a sociedade.

10. O desenvolvimento de novas tecnologias à distância 📱

A telemedicina se tornou realidade. Da mesma forma, eventos passaram a ser realizados no ambiente online, com economia de custos e várias vantagens. Todas as profissões e atividades buscam se atualizar ao ambiente digital.

11. Fortalecimento do senso de comunidade 😷

Cada pessoa tornou-se consciente (ou pelo menos informada) de que o simples fato de andar na rua expõe as outras à contaminação. Ficar em casa tornou-se um ato de solidariedade. Com isso, a coesão social se fortalece. É incorreto, nesse sentido, falar em “distanciamento social”, pois a internet oferece formas de relacionamento social à distância, sendo mais preciso falar em distanciamento físico.

12. Ênfase no consumo local 👩‍🌾

Como os deslocamentos e envios tornaram-se mais difíceis, o comércio local foi valorizado. Desse modo, as comunidades se fortalecem.

13. Redução do patamar de consumo 🙏

As famílias consumiram menos bens duráveis e focaram gastos em comidas e remédios. A economia tradicional considera essa redução uma má notícia, mas há inúmeros aspectos positivos, desde a redução da pressão sobre o meio ambiente até a busca por uma vida orientada mais em “ser” do que “ter”, com amplos benefícios para as pessoas.

14. Criação de formas generosas de apoio governamental 🤲

O voucher do coronavírus foi uma solução para a parcela mais desprotegida da população. Pode-se pensar, com responsabilidade fiscal, em formas de manter o apoio a esses segmentos sociais.

15. A valorização da higiene 🧼

O coronavírus impôs hábitos como lavar as mãos com frequência e novas formas de tossir e espirrar, por exemplo.

 

Roger Ferreira

Deixe sua Opinião

Leia também

Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

Publicado em 01/08/2023 às 20:32
Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

O Paz na Mídia em parceria a empresa monitoradora de mídia Boxnet e oito analistas do Laboratório de Psicologia de Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou 25 programas de telejornalismo de 5 TVs abertas (Globo, Record, Band, SBT e Rede TV. No total foram monitoradas 233 horas e 10 minutos no período entre entre 22 e 28 de maio de 2023.

Leia mais

Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

Publicado em 06/02/2023 às 19:36
Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

O Projeto “Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência” foi realizado por cinco pesquisadores que promoveram a revisão sistemática da bibliografia acadêmica internacional produzida sobre o tema nos últimos dez anos, cobrindo 4.416 artigos. A literatura traz evidências de que a exposição ao conteúdo violento traz diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre […]

Leia mais

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.